Cafézinho

Muitas pessoas amam tomar um cafezinho. Esta bebida quente é a companheira ideal de cada manhã, ajudando a dar aquela levantada no astral e na energia. Mas após feito o café, o pó já usado fica abandonado no filtro, tendo como destino certo a lixeira.

Mas será que precisa ser assim?
Na verdade, este resto aparentemente sem valor é um legítimo tesouro negro. Para poder utilizá-lo, tudo que você precisa fazer
é espalhar o pó molhado em um papel manteiga, e esperar que
ele seque. Pronto! Agora você já pode seguir estas 14 dicas incríveis que irão te mostrar tudo que este resto de café é capaz de fazer.

1. Fertilizante

Você pode fazer um ótimo fertilizante para suas plantas a partir da borra do café. Essa mistura é muito rica em nutrientes, contendo nitrogênio, potássio e fósforo.

2. Adeus Celulite

A maior parte dos cremes anti-celulite que você encontra à venda são, na verdade, feitos a base de cafeína. Então, antes de sair por
aí gastando um dinheirão, experimente aplicar nas regiões problemáticas uma mistura de resto de pó de café e de azeite de oliva. Você conseguirá um efeito parecido, gastando muito menos.

3. Compostagem

Minhocas amam borra de café. Apesar de parecer nojento, esta é uma super ideia. Se você colocar o resto do seu café na sua compostagem, muitas minhocas serão atraídas para lá. E o melhor: o café ameniza o cheiro putrefato da pilha de compostagem, e também mantém a mistura aquecida e úmida.

4. Contra Caracóis

Caracóis odeiam café. Se você quiser proteger sua hortinha, simplesmente espalhe um pouco da sobra de café no solo,
e dê adeus às visitas de caracóis indesejados. 

5. Contra Formigas

O cheiro de café é tão forte que as formigas ficam confusas e
não conseguem encontrar o caminho através de sua querida e
bem-cuidada horta. Perdidas, as bichanas não causam estragos.

6. Contra Vespas

Vespas também tem uma relação péssima com o cheiro do café. Mas, neste caso, não basta apenas espalhar o pó em algum lugar. Você terá que agrupar a borra em um pote, e em seguida atear fogo no resto de café. Atenção: use um recipiente resistente às chamas.
O resultado será um vapor que colocará qualquer vespa para correr, sem gerar risco algum à saúde das pessoas que estiverem por perto.

7. Briga de Gatos

Além de separar gatos enfurecidos, a borra de café também os mantêm controlados. Espalhando um pouco do pó em lugares estratégicos, os gatos entenderão que esta é uma barreira invisível,
e se manterão afastados. 

8. Sabão 

O efeito firmador do café, mostrado na dica n°2, tem também outros usos. Além de livrar sua pele das famigeradas celulites,
este produto é igualmente ótimo se usado como peeling.
Então mãos à obra: busque na Internet instruções de como
fazer sabões em barra e comece já a sua produção! 

9. Na Geladeira

Após algum tempo de uso, é normal que a geladeira comece a acumular odores. Tudo que é colocado lá dentro deixa a sua marca, em maior ou menor grau. Neste caso, a borra de café é uma grande aliada na neutralização destes cheiros indesejados. Para isso, basta colocar um copo com a sobra de pó em alguma das prateleiras.

10. Abrasivo

O resto de café pode ser usado na limpeza. Os pequenos grãos funcionam como um detergente natural para a higienização de panelas e frigideiras, esfregando gentilmente cada parte delas. 
Aqui o ganho é duplo: você economiza dinheiro e protege
o meio ambiente, evitando o uso de produtos químicos!