Dez alimentos para viver mais

Conheça alguns dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças e a quantidade indicada para potencializar seus benefícios.
As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das
doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda
não foi identificada pelos pesquisadores.


AVEIA:
Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL.
Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA,
agência de controle de alimentos e remédios.
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.


ALHO: Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa
de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL.
Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).


AZEITE DE OLIVA: Auxilia na redução do LDL.
Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até
40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).


CASTANHA-DO-PARÁ: Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção
de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças
cardiovasculares da FDA.
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.


CHÁ VERDE: Auxilia na prevenção de tumores malignos.
Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração,
prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: De 4 a 6 xícaras por dia
(para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).


MAÇÃ: Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen.
O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas
e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata.
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas/dia.


PEIXES: Os peixes, ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão,
são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames.
Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão
e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.
Quantidade recomendada: mínimo de 180 gramas por semana
(para reduzir o risco de doenças cardiovasculares)


SOJA: Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.
Quantidade recomendada: 150 gramas de grãos/dia, o equivalente
a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol)


TOMATE: Auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Qtde. recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

VINHO TINTO: A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
Com meu desejo de que você viva mais e com saúde.