Produtividade

Produtividade hoje em dia é fundamental, já que todo profissional que queira ser um campeão na sua área tem de administrar muitas facetas em sua carreira: precisa ser um especialista em sua área, tornar-se um escritor é importante, lidar bem com todos os tipos de contatos no seu desempenho profissional, tornar-se uma referência para a mídia.
Todos esses lados do profissional precisam ser treinados, trabalhados e alimentados todos os dias. Mas só dá para ser bem-sucedido em todos esses aspectos se você administrar bem o seu tempo.
Afinal, o dia só tem 24 horas e você tem que usá-las com sabedoria.
Veja algumas dicas para usar bem o seu tempo e aumentar a sua produtividade:

1. Livre-se dos ladrões do tempo: O principal “ladrão de tempo” da atualidade é o computador conectado na internet: Chats, redes sociais, skype, messengers, curiosidades… Tudo isso tira sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas. Desconecte-se da internet sempre que estiver envolvido em alguma tarefa específica. Reserve um tempo no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado.

2. Faça um download no seu cérebro: Uma das coisas que destrói a produtividade é ter excesso de tarefas e projetos ocupando seu cérebro ao mesmo tempo. A solução é fazer um “download”, ou seja, esvaziar seu cérebro
e transferir tudo para uma lista, todas as noites.
Dessa forma, essas preocupações “desocupam seu cérebro”, permitem que
você descanse, sabendo que as coisas estão lá, seguras, e não serão esquecidas. Você vai dormir melhor e estar mais preparado para o dia seguinte.

3. Organize suas pendências: Ao acordar, organize a lista da noite anterior: estabeleça prioridades, distribua as tarefas e planeje o dia, sempre acompanhado da sua lista de pendências.
Depois execute o que planejou, uma coisa de cada vez.

4. Crie rituais: Criar rituais faz com que você determine como será o seu dia.
Os rituais devem ser praticados ao acordar e antes de dormir. Fazendo tudo na mesma ordem (por exemplo: alimentação, banho, alguma prática espiritual),
você determina como será seu dia antes de começar a “batalha diária”.

5. Trabalhe em blocos de tempo: Quem faz tudo ao mesmo tempo não faz
nada em tempo nenhum. Quando tiver algo para fazer, estabeleça o tempo
(30 minutos, 40 minutos, 1 hora), desligue tudo e se concentre fazendo
só essa única tarefa.

Avalie como você lida com o seu tempo e o quanto pode estar perdendo
em produtividade, por não ter um método bom para trabalhar.

Roberto Shinyashiki